26 de dezembro de 2010

Papel de pão

Do alto de minha ignorância e falta de malícia quando o assunto é política, corro o enorme risco de falar bobagens ao tocar neste tema. No entanto, é difícil não me manifestar de nenhuma maneira diante de tamanha hipocrisia.

Quando foi que seu salário aumentou mais de 100%? Quando foi que você decidiu de quanto seria o reajuste do seu salário? Tenho quase certeza de que sua resposta é NUNCA, estou errado?

Pois nossos digníssimos senadores e deputados federais precisaram de apenas 5 minutos para votar e aprovar o aumento de seus vencimentos mensais. Os aumentos serão, em média, de 60% - exorbitância que eles justificaram com o fato de estarem sem aumento desde 2007. No caso do presidente da república, o aumento foi de mais de 130%, me parece.

Pergunto: a inflação subiu 60% ao longo desses anos? Ainda que houvesse subido, o impacto não teria sido apenas nos bolsos dos coitadinhos do planalto, mas no meu bolso, no seu, no da sua família. Você recebeu alguma compensação por isso? Seu salário aumentou 60% em média?

O que me deixa ainda mais indignado é que para aumentar em dez reais o salário mínimo dos trabalhadores e dos aposentados, eles enrolam, enrolam e aumentam em 5 reais, porque mais do que isso quebraria a previdência, comprometeria o orçamento dos próximos anos e tantas outras desculpas esfarrapadas mais.

Não entendo com que cara de pau o presidente Lula consegue registrar em cartório as realizações de seu governo, fazendo cerimônias e um alarde danado para mostrar os seis volumes caprichosamente encadernados. Lula foi, certamente, um dos governantes que mais fez pelos pobres e miseráveis do Brasil. Nunca antes na história deste país, o povo recebeu tantas migalhas.

Mas são migalhas. Poderiam estar num papel de pão qualquer.

As verdades estão escancaradas para quem quiser enxergá-las. Todos os dias, basta abrir um jornal, assistir a qualquer noticiário na tv ou escutar o rádio para ser bombardeado por corrupção, fraudes, impunidade... A gente sabe de tudo que se passa, a gente sabe que eles são ladrões.

Quando é que a gente vai pra rua reclamar?

8 comentários:

chiquinha disse...

Daniel, descobri teu blog e gostei muito! Sou Maria Francisca ( Chiquinha) e gostaria de saber porque você parou de postar neste espaço?
Formiga - MG

Daniel Andrade disse...

oi, Chiquinha! que bom saber que você gostou dos textos.
tenho vontade de escrever mais e voltar a atualizar o blog, mas além de trabalhar o dia inteiro, decidi estudar para concurso. com isso, deixei um pouco de lado algumas das coisas que me inspiravam a escrever, como ler e ver filmes, por exemplo.
obrigado pelo incentivo! um abraço,
Daniel

Chiquinha disse...

Daniel, gostaria de pedir a você autorização, para usar a análise que fez de Ilha das Flores para trabalhar o documentário com alunos do 1º período do curso de Pedagogia, do UNIFOR- Formiga_MG, sou professora de Sociologia e gostei muito do seu texto. Colocarei nele a referência. Tomara que vc passe logo nos concursos e volte a fazer as coisas que mais gosta!
Grande abraço! Chiquinha

Daniel Andrade disse...

Conforme tratamos por e-mail, fique à vontade para usar o texto.
Obrigado pela preocupação em dar o crédito.

Anônimo disse...

Ӏf you want to incгeaѕe уour familiarity јust
keep visiting this web site and bе
updated ωіth the most recent news posted here.


Visit my website ... Silkn sensepil

Anônimo disse...

Supplіerѕ don't have the suitable to claim that their solutions are effective or even the ideal till credible benefits are showcased and confirmed by the clients.

Review my blog post; http://spreadpicker.com

Anônimo disse...

What's up, after reading this remarkable paragraph i am as well delighted to share my experience here with colleagues.

Here is my webpage; http://www.Sfgate.com

Anônimo disse...

What's up, after reading this remarkable paragraph i am as well delighted to share my experience here with colleagues.

my blog; http://www.Sfgate.com